O que é um blog e para que serve?

Você sabe o que é um blog e para que serve?

Muitas pessoas desconhecem essa ferramenta de extrema importância no mundo atual, mas é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas pelas pessoas como forma de se expressarem.

Os blogs também têm sido muito utilizados pelas empresas como uma ferramenta de marketing digital, porém ainda existem aquelas que estão excluídas dessa informação e acabam por perder dinheiro deixando de atingir um potencial cliente.

o que e um blog e para que serve

O que é um blog e para que serve?

O que é um blog?

É uma página na internet semelhante a um site, mas menos formal.

Através dele é permitida uma atualização rápida das informações através da criação de artigos ou posts, que geralmente é feita pelo próprio dono ou pela equipe de produção de conteúdo do dono do site.

Um blog pode ser uma página pessoal de opiniões, uma página que compartilha notícias ou uma ferramenta onde uma empresa usa de conteúdos ricos para ajudar seus visitantes e, com isso, atrair clientes.

Normalmente um blog é composto de: imagens, textos, vídeos, links e áudios. Por isso é difícil dizer ao certo como pode-se usar a ferramenta pois seu uso é infinito.

Blog pessoal

É uma forma da pessoa se expressar ou dar dicas de algo.blog pessoal

Pode ser de filmes, novelas, emocional, fotografias, etc.

Basta que a pessoa escolha um tema que lhe interesse e começar a escrever sobre o mesmo.

Blog empresarial

É uma ferramenta para que a empresa divulgue seus produtos e serviços e que tenha um contato mais íntimo com o seu cliente, tornando os dois mais próximos e fidelizando-o.

Nesse o blog pode conter informações sobre os produtos, tutoriais sobre como utilizar o site da empresa, informações sobre a empresa, promoções, etc.

Tudo isso visando ajudar o cliente a ter uma melhor visão da empresa.

Dá pra ganhar dinheiro?

Sim, tanto com o pessoal como com o empresarial é possível ganhar dinheiro ou aumentar o lucro com o mesmo.

Porém, para isso, é preciso se dedicar e seguir algumas recomendações como as abaixo:

  • criar artigos regularmente
  • estudar o público
  • criar artigos que realmente ajudam os visitantes
  • interagir com os visitantes
  • escrever bem
  • não copiar artigos de outros sites pois é plágio
  • criar conteúdos que agreguem valor à internet

Tendo isso em vista, poderá utilizar de ferramentas online já existentes que permitem aos blogueiros ganhar dinheiro com os seus projetos. Existem milhares delas, mas uma se destaca: Google Adsense. Essa é uma ferramenta do Google onde a pessoa adiciona um código no seu blog e passa a axibir anúncios, e, sempre que uma pessoa visualiza ou clica, é gera uma comissão para o parceiro.

Também é possível ganhar dinheiro de diversas outras formas como: anúncio direto, artigos patrocinados, programas de afiliados, vendas de produtos, venda de produto próprio, etc.

Por isso podemos dizer que é uma máquina de dinheiro ao alcance de todos. Mas depende de muito esforço e de muita dedicação para fazer com que o projeto dê certo.

Onde criar um blog na internet?

Não basta saber o que é um blog e para que serve, é preciso saber onde criar um para que comece a sua jornada nesse mundo online.

Embora existam várias ferramentas disponíveis no mercado atualmente para esse propósito, três delas se destacam:

  • Blogger.com
  • WordPress.com
  • WordPress.org

Abaixo iremos falar um pouco mais sobre cada uma dessas ferramentas.

Blogger.com

Ferramenta gratuita do Google que retorna a URL “nomedoprojeto.blogspot.com” e é uma das ferramentas mais utilizadas na internet. Também possui a opção de colocar um domínio profissional(nomedoseuprojeto.com). Mas é preciso pagar pelo domínio.

Para criar um projeto é necessário possuir uma conta do Google e fazer login com a mesma. O site oficial do projeto é blogger.com.

É ideal para quem nunca teve contato com esse mundo aprender e começar a mexer.

WordPress.com

Uma das maiores plataformas gratuitas do mundo com a tal finalidade. Apresenta funcionalidades semelhantes às do Blogger, apresentando como domínio inicial o “nomedoseuprojeto.wordpress.com”, porém também é possível configurar um domínio profissional.

É necessário possuir uma conta de e-mail para criar a conta e seu endereço é wordpress.com.

Tal como o Blogger, essa é uma ferramenta ideal para quem está começando nesse mundo online, afinal não é preciso gastar nada de início.

WordPress.org

É o CMS de gestão de conteúdo mais utilizado do mundo!

Trata-se de uma plataforma que permite criar blogs e sites profissionais de uma maneira muito rápida e simples.

Você pode baixar o conjunto de códigos gratuitamente, porém precisa contratar um serviço de hospedagem de sites e um domínio logo no início, não sendo possível começar sem investir. O endereço para fazer o download é o wordpress.org.

Conclusão

Agora você sabe o que é um blog e para que serve? Esperamos que sim.

Pois essa é uma ferramenta poderosa para o compartilhamento de opiniões na internet e também pode ser utilizada como ferramenta de marketing, permitindo a pessoas ganharem dinheiro.

Minha sugestão é que comece sua trajetória nesse meio através do Blogger.com ou do WordPress.com e, depois, migre para o WordPress.org e torne seu projeto mais profissional. Mas tudo vai depender do seu objetivo.

Deixe um comentário