O que é memória RAM?

Muitas pessoas ainda não sabem o que é memória RAM e para que serve esse que é um dos principais hardwares de vários equipamentos eletrônicos. RAM é a sigla de Random Access Memory ou Memória de Acesso Aleatório (em tradução literal para o português). É utilizada em computadores, celulares, notebooks, tablets, consoles de jogos e PCs.

Esse artigo visa esclarecer essa dúvida e dar um norte para quem não tem conhecimento sobre o tema. Por isso seria importante o compartilhamento do mesmo com aqueles que ainda não sabem essa informação que pode ser muito importante na decisão de qual aparelho comprar.

o que e memoria ram e para que serve

O que é memória RAM e para que serve?

para que serve memoria ramÉ o hardware físico dentro do computador que é responsável pelo armazenamento temporário de dados. Podemos dizer que é a memória de “trabalho” do computador.

A memória RAM é um dos principais hardwares dos aparelhos eletrônicos. Executar tarefas sem ela seria, portanto, muito mais lento e tornaria quase que impossível algumas atividades como jogar no PC, jogar no celular ou abrir vários aplicativos ao mesmo tempo.

O computador utiliza desse tipo de hardware para armazenar coisas que precisará para usar de maneira rápida no futuro. Com isso ele torna suas ações muito mais rápidas do que se tivesse de abrir tudo novamente em um curto período de tempo. Ela faz a ligação entre os arquivos do HD e o processador, por isso ela é essencial para otimizar suas atividades no dia a dia.

Existem vários tipos, capacidades, velocidades e fabricantes

As especificações, capacidades e fabricantes podem variar de diversas formas, como:

  • Tipo: DDR1, DDR2, DDR3, DDR4, DDR5, RIMM, PC100, Dual-Channel e Triple-Channel, etc.;
  • Capacidade: 1 GB, 2 GB, 3 GB, 4 GB, 8 GB, 12 GB, 16 GB, 24 GB, 32 GB;
  • Velocidades:  1000 MT/s a 3000 MT/s;
  • Fabricantes: Corsair, HyperX, Kingston, etc.

Como pode perceber, existem vários tipos de memória RAM e várias configurações diferentes para computadores mais antigos e mais atuais. Quanto maior e mais rápida, melhor será o desempenho do seu aparelho.

Obs.: esse artigo foi feito para ser simples, em outra oportunidade explicaremos detalhadamente esse tópico.

Diferença entre memória RAM e Disco Rígido(HD)

A memória RAM é a utilizada para que o computador trabalhe e facilita o processo de abertura das coisas, ela possui baixo poder de armazenamento(da ordem de GB) e grande volatilidade. É utilizada pelos programas e aplicativos que estão sendo utilizados no momento atual. Se desligar o computador todos os dados armazenados são perdidos. Por isso ela é mais cara e mais rápida.

O disco rígido ou HD(Hard Disk) é utilizado para o armazenamento de arquivos que não estão sendo utilizados no momento. Por exemplo: jogos que não estão em execução, programas que não estão em execução e aplicativos que não estão abertos. Possui grande poder de armazenamento(da ordem de TB) e pouca volatilidade. Se desligar o computador os dados armazenados ficarão salvos nele e poderão ser utilizados da próxima vez em que ligar o computador. Por isso ela é mais barata e mais lenta.

O que achou sobre esse artigo? Deixe-nos um comentário!