Diferença entre Bit e Byte

Em outros países as pessoas já estão muito à frente de nós no que diz respeito à tecnologia. Mas por aqui ainda existem pessoas que não sabem qual a diferença entre Bit e Byte. Se você é uma dessas pessoas não se preocupe, pois aqui vamos explicar isso para que possa ficar sabendo e nunca mais esquecer.

Então fiquem com a gente até o final e aprenda o que é cada um desses termos.

Além disso, poderá ver alguns outros termos relacionados ao sistema de medidas da informática no que diz respeito ao armazenamento e à transferência de arquivos.

qual a diferença entre bits e bytes

Qual é a diferença entre bits e bytes?

Qual a diferença entre Bit e Byte?

A palavra “bit” é uma abreviação do termo binary digit, admitindo apenas um valor em cada bit. Esse valor deve ser, obrigatoriamente, 1 ou 0. Eles são a linguagem do computador e significam ligado ou desligado, respectivamente.

Já a palavra byte representa um conjunto de 8 bits, ou seja, uma sequência de zeros e uns com 8 dígitos. Essa sequência pode representar uma letra, um número, um espaço, um caractere ou um símbolo.

Conjuntos maiores

Anteriormente, nos primórdios da computação, os Bits e Bytes eram suficientes para representar a capacidade de armazenamento da época. Mas, com o passar do tempo, as tecnologias foram evoluindo e hoje precisamos de números maiores para representar a capacidade de armazenamento ou de transferência dos nossos equipamentos.

À partir disso, sugiram os seguintes termos:

  • KB = Kilobyte = 1024 Bytes
  • MB = Megabyte = 1024 Kilobytes
  • GB = Gigabyte = 1024 Megabytes
  • TB = Terabyte = 1024 Gigabytes
  • PB = Petabyte = 1024 Terabytes

É bem simples, não é mesmo?

Deve-se tomar cuidado para não cair em pegadinhas, principalmente na hora de provas de concursos, pois é um erro bobo.

Relação com a velocidade de internet

A velocidade da internet é a medida da capacidade que uma rede possui de transportar arquivos por segundo. Sendo o download a capacidade de transportar arquivos da rede para seu computador e upload a capacidade de transportar arquivos do seu computador para a rede. Se quiser medir a sua, sugiro utilizar o Teste Copel clicando aqui.

Anteriormente a velocidade era medida em KB/s(Kilobytes por segundo), atualmente a medição já é comumente dada por MB/s(Megabytes por segundo) ou GB/s(Gigabytes por segundo). Porém é comum as empresas venderem MB/s(Megabytes por segundo) e entregarem Mbps(Megabits por segundo). Por isso deve-se estar atento ao contrato e entender a diferença entre bit e byte.

 

Deixe um comentário